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Público alvo e persona – Qual é mais importante? e Como definir?

Público alvo e persona, quem são?, onde vivem?, o que comem? e porque são tão importantes?

Muitas perguntas aparecem, quando escutamos a seguinte pergunta: para quem você quer falar, quem é a sua persona?

Confesso que a primeira vez que ouvi falar, não entendi nada e demorei muito tempo para assimilar a diferença de público alvo e persona.

Você provavelmente está perdida nestes conceitos, não é mesmo?

Calma, veja o artigo até o final, que você vai terminar esta leitura entendendo de uma vez por todas, a diferença de público alvo e persona.

Público alvo = bando de gente.

Esses dias eu estava assistindo uma live no perfil do Instagram da @mikaellaferreira e ela deu a melhor explicação sobre público alvo e persona que já vi.

Seu público alvo, como o nome já diz, é público que é igual a muita gente, ou seja, bando de gente.

Esse bando de gente pode ser: mães, mulheres empreendedoras, mulheres que praticam atividade física, cozinheiras…

Persona = 1 pessoa

Já a persona é a sua cliente ideal, ou seja, aquela que você deseja vender, seu produto ou serviço.

Ela é única, é uma pessoa, com características, valores, medos, dores, problemas que você pode resolver com o seu trabalho, veja o exemplo:

Público alvo: mulheres que gostam de praticar atividade física

Persona: Amanda, 31 anos, contadora, solteira, mora sozinha, tem uma renda mensal de R$ 5.000,00, adora fazer amizades, é extrovertida, vaidosa, trabalha 10 horas por dia, gosta de fazer exercício a noite, de alta intensidade para liberar todo o seu estresse.

Público alvo X persona

Como você viu nos dois exemplos, ficou bem clara a diferença entre público alvo e persona.

Veja que, a Amanda é uma mulher que gosta de praticar atividade física, ela está dentro de um público alvo (bando de mulheres que se exercitam).

Mas a Amanda é a cliente ideal por exemplo de um box de cross fit, mas não é a persona de um estúdio de pilates.

Mas tanto o box de cross como o estúdio de pilates, vão falar para o mesmo público alvo, mesmo não tendo a mesma persona.

A sua comunicação deve ser direcionada para a sua persona, no entanto, ela deve SIM atingir o seu público alvo.

Isso porque quanto mais longe sua voz chegar, mais você conseguirá atrair a sua persona.

Como criar a minha persona então?

Você vai listar os problemas que você soluciona, através do seu produto ou serviço.

Depois vai começar a listar, qual o seu público alvo.

Exemplo: mães.

Dentro de público alvo de mães, existem milhares de particularidades, como: mães de primeira viagem, mães de crianças prematuras, mães de filho único, mães solteiras, mães que trabalham fora…e por aí vai.

Agora com base no que você pode oferecer, você vai começar a criar a sua persona, coloque o máximo de informação possível.

  • Nome
  • Situação financeira
  • Estado civil
  • Qual sua maior dificuldade

Exemplo : Cecília, casada, dona de casa e mãe em tempo integral, marido é gerente de uma revendedora de carros, tem uma renda mensal em torno de R$ 15.000,00, ela depende dele financeiramente, tem 1 filho de 6 meses, que é intolerante a glúten.

Ela não sabe nada sobre alimentação sem glúten, e procura desesperadamente dicas, receitas, para começar a fazer a introdução alimentar.

A Cecília é a persona da Natália, nutricionista infantil, especialista em alimentação sem glúten, que oferece uma consultoria individual  no valor de R $2.000,00, para criar um cardápio personalizado, e oferece total apoio para mães com filhos que têm intolerância a glúten.

Quanto mais específica for sua persona, mais fácil será para você falar com ela, através do seu conteúdo.

Como criar conteúdo para a persona e atingir o público alvo?

Vamos usar a nutricionista Natália como exemplo.

Ao criar conteúdo para o Instagram, por exemplo, ela vai dar dicas de cardápios, vai apresentar alimentos que podem e que não podem ser consumidos por crianças intolerantes a glúten.

Ela também vai mostrar como é o trabalho dela de consultoria, e falar o valor abertamente.

Ao criar conteúdo voltado para crianças intolerantes a glúten, ela vai atrair seu público alvo, que são mães com filhos intolerantes a glúten.

No entanto, nem todas essas mães têm filhos pequenos, nem todas têm dinheiro para pagar a sua consultoria.

Ela também vai atrair tias, avós e madrinhas que podem indicar o seu serviço.

Mas apesar do seu conteúdo atrair todas essas pessoas, seu foco principal é atrair a Cecília que é a sua persona, quem realmente vai pagar pelo seu trabalho.

E é assim que você deve fazer seja qual for seu produto ou serviço.

Persona é a estrela do seu negócio.

Sim, ela é!

E você precisa conhecer como a palma da sua mão, olhar para ela todos os dias e a todo momento.

Tudo o que você for criar será pensando nela, até a roupa que você vai usar para se apresentar, será pensando nela.

E pode ser que no começo seja difícil ter essa clareza, crie um esboço da sua persona e comece a criar conteúdo.

E o tempo vai moldar essa cliente ideal, te dando mais informações, e todos os dias você começará a conhecer mais sobre ela.

E ela vai evoluir, às vezes mudar totalmente, porque ela não é estática.

Não é porque você definiu sua persona, que ela nunca mais vai mudar, muito pelo contrário, assim como você vai evoluir ela também irá.

Espero que tenha ficado claro, a diferença entre público alvo e persona.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários, que eu responderei.

Abraços, Ariane.

2 comentários em “Público alvo e persona – Qual é mais importante? e Como definir?”

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