paleta-de-cores

Paleta de Cores – O que é? 3 perguntas fundamentais para criar a sua.

Paleta de cores é um mix de cores, que juntas harmonizam determinada “coisa” que pode ser tangível ou não.

E essa harmonia passa uma emoção para quem está visualizando essa “coisa”, que pode ser uma roupa, uma logomarca, um site, um quarto, uma loja, um e-book, um móvel, um sapato…

Tudo que a gente visualiza tem cores, e tudo gera uma emoção quando olhamos.

A paleta de cores é apenas uma forma de identificar, quais as cores e quais emoções elas querem passar.

Independente do seu negócio ser físico ou digital, é necessário ter uma paleta de cores definida.

E para te ajudar a identificar a sua paleta de cores ideal, criei este post completo, onde você vai entender a importância da paleta de cores e principalmente como definir de forma estratégica para o seu negócio.

O que é paleta de cores?

A paleta de cores é um conjunto de cores harmônicas entre si, ou seja, são escolhidas de forma aleatória ou estratégica para passar uma emoção.

As cores estão presentes, em tudo o que vemos…e tudo o que vemos passa uma emoção e um significado.

Sabe aquela frase “a primeira impressão é a que fica”, isso se aplica a paleta de cores.

Por isso que para definir uma paleta de cores, é preciso levar em consideração vários aspectos.

Continue a leitura e veja quais são!

Psicologia das cores

A psicologia das cores estuda, a maneira como nosso cérebro reage diante das informações que visualizamos a todo momento.

E esse estudo é fundamental, para escolha das cores que são usadas em logomarcas e marcas.

Saindo do princípio que tudo que vemos gera emoção, as propagandas e campanhas publicitárias de grandes marcas são pensadas de forma minuciosa para gerar uma emoção positiva.

As logomarcas também são criadas, de forma estratégica para fixar na mente do consumidor uma boa impressão.

A paleta de cores de uma empresa, seja ela pequena ou uma multinacional, tem o mesmo objetivo: passar uma emoção positiva.

“Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor”…esse é um conceito de Neuromarketing.

Significado das cores

As cores primárias e secundárias, são a base para todas as outras cores que conhecemos.

E cada cor expressa uma emoção e sentimento, confira quais são:

Vermelho: associada ao calor do sol, desperta energia, paixão amor, é considerada uma cor de alta estimulação.

Muito usada em restaurantes, e também em campanhas de liquidação, para criar a sensação de urgência.

Amarelo: cor que é associada ao otimismo, esperança, alta excitação, juventude.

Muito utilizada para chamar atenção, tanto em vitrines, como em páginas da internet, e-mail marketing…

Azul: lembra o mar e seu frescor, estimula a confiança, segurança, ordem e limpeza.

Muito utilizado em negócios corporativos, porque passa a sensação de segurança e produtividade.

Laranja: também é associada ao calor do sol, e estimula a energia, equilíbrio e calor, alegria e confiança.

Usada para criar um apelo a ação: compre, clique aqui, última chance…

Verde: associado a folhas, lembra a natureza, boa sorte e saúde, riqueza.

Roxo: utilizada para refletir a espiritualidade, mistério, criativa, imaginativa, inteligente.

Muito usada em produtos de beleza.

Confira o infográfico completo, clique aqui.

Como criar a minha paleta de cores?

Para criar a paleta de cores do seu negócio digital ou físico, você precisa em primeiro lugar, conhecer a sua persona.

Por exemplo: se sua persona é feminina, romântica e delicada, logo a sua paleta será em tons mais calmos, tons pastéis por exemplo.

Agora se sua persona é uma mulher forte, ativa e cheia de energia, você não poderá usar uma paleta de tons pastéis, porquê não terá nada haver com ela.

É esse tipo de análise que você precisa fazer, e se perguntar.

  • Quem é a minha persona?
  • Qual o tipo de impressão quero passar para ela, em relação ao meu trabalho?
  • Quais são as paletas de cores dos meus concorrentes?

Responda estas perguntas, e você conseguirá criar a sua paleta de cores.

Como encontrar Paleta de cores para inspiração?

  • O Pinterest é uma das melhores fontes de inspiração, já que é uma plataforma de imagens.

Além das imagens, também podemos encontrar lá várias paletas de tonalidades diferentes.

Agora que você já sabe as fontes, vou te ensinar como saber quais cores tem em uma imagem ou foto.

1 – Acesse o site Image Color Piker, faça o upload da imagem, e o site já vai te mostrar todas as cores que estão na imagem.

2 – Acesse o Canva, faça o upload da imagem e ele também vai te mostrar as cores da imagem.

Paleta de cores está presente em tudo o que vemos, por isso devemos sim investir tempo, para criar a paleta de cores do nosso negócio.

Espero que este post te ajude, a criar a sua paleta de cores.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Ariane Novaes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.