Nós(eu e você) criadores de conteúdo (blog,redes sociais, youtuber) sabemos que, a pesquisa de palavra-chave é fundamental para o sucesso ou não do nosso conteúdo, no entanto, uma dúvida que paira pela cabeça de muitos criadores, e pode estar na sua agora também é: onde pesquisar palavras-chaves.
Como pesquisar palavras-chave, para criar excelentes artigos, e conseguir chegar até a primeira página do Google, ou primeiros resultados de pesquisa do Youtube e Pinterest.
Afinal um bom SEO, começa com uma ótima pesquisa de palavras-chaves.
Leia o post até o final, que nele eu vou te mostrar, alguns tópicos como:
► O que são palavras-chave?
► Quais os tipos de palavras-chave?
► Onde pesquisar palavras-chaves de forma gratuita? (4 formas diferentes)
→ Conheça todos os segredos do SEO descomplicado.
Contents
O que é palavra-chave?
Então antes de descobrir onde pesquisar palavras-chaves, vamos entender o que são e como funcionam as palavras-chave.
Palavra-chave nada mais é que uma, duas palavras ou uma frase, que é pesquisada nos buscadores.
Sendo que essa é a forma que o Google ou demais buscadores, utilizam para entender qual o tipo de busca o usuário precisa naquele momento.
No momento, que o usuário pesquisa por exemplo: por Marketing digital, os robozinho dos buscadores automaticamente buscam por todos os resultados que existem na internet…
…e exibem esses resultados com uma classificação, do melhor para o pior.
Essa classificação é feita de forma automática pelos buscadores, sendo que são levadas em consideração vários aspectos de SEO (vou deixar para falar sobre isso, em uma próxima oportunidade).
→ Veja aqui 08 passos básicos de SEO que você tem que aplicar no seu conteúdo.
Quais os tipos de palavras-chaves?
Como disse anteriormente, as palavras-chaves podem ser compostas por uma palavra ou por várias.
Elas são divididas em palavra-chave e palavras chave de cauda longa.
Palavras-chaves de cauda longa ou Long Tails(em inglês)
São palavras-chaves que contém mais de 3 palavras, exemplo:
Como ganhar dinheiro pela internet
Como trabalhar com marketing digital
Como ganhar dinheiro com blog.
Essas palavras são as ideais para criarmos conteúdo, isso porque o usuário está deixando bem especificado o que ele quer.
Ao usarmos long tails, também temos mais chances de rankear nosso conteúdo na primeira página do Google.
Palavra-chave de cauda curta ou Head Tail(em inglês)
É formada apenas por uma palavra ou termo, por exemplo:
Marketing
Dinheiro
Blog
Essas palavras são mais utilizadas por grandes portais, já que são palavras genéricas, que quando pesquisadas os buscadores apresentam apenas como resultado, os grandes portais.
No caso da Head tail a chance de um blog pequeno, aparecer nos primeiros resultados de buscas é quase impossível.
Como eu escolho a palavra-chave correta para o meu conteúdo?
Quando você for fazer a sua pesquisa por palavras-chaves, você precisa ter em mente, qual o objetivo do conteúdo que você irá criar.
Isso porque se você for criar um conteúdo para atrair tráfego, então sua palavra-chave deverá ter um volume de buscas acima 1.000.
Se você quer ganhar dinheiro com Adsense, você vai precisar avaliar o volume de buscas e também o CPC(custo por clique) da palavra.
Se o seu objetivo é fazer um review de produto digital, então você irá procurar por uma palavra que esteja relacionada ao curso que você está divulgando, e nem sempre essas palavras têm muito volume de buscas.
Outro ponto importante a ser analisado é o Domínio Score(métrica que análisa a força do site), isso porque, se você está começando a criar conteúdo para blog por exemplo…
…você não vai conseguir competir com o site da Rock Content, já que eles têm o domínio score muito alto, e o seu ainda é baixo.
Por isso, ao escolher a palavra-chave fique de olho no domínio score, dos sites que estão nas primeiras posições.
De 30 a 40 um blog/site pequeno, consegue sim, com técnicas de SEO chegar nas primeiras posições.
Onde pesquisar palavras-chaves de forma gratuita?
Agora que eu já te mostrei a importância da palavra-chave, os tipos e como você deve escolher a palavra ideal, vou te mostrar onde pesquisar palavras-chaves.
Existem vários sites que você consegue fazer a pesquisa, mas nem todos são gratuitos ou baratos.
Por isso, decidi me concentrar em mostrar para você 05 formas baratas de encontrar a palavra-chave ideal.
Ubersuggest
É uma ferramenta criada pela referência mundia do marketing Neil Patel.
Até pouco tempo atrás ela era totalmente gratuita, porém a partir de 2020 ela passou a ser paga, no entanto, o valor ainda é pequeno R$ 20,00.
Você consegue utilizar a ferramenta de forma gratuita, mas está bem limitada na apresentação dos resultados.
Vale a pena investir, porque a ferramenta te traz vários dados como: volume de pesquisa, CPC, domínio score, rankeamento do 1 a 100º lugar no Google.
O bom da ferramenta, é que ela te apresenta as várias palavras-chaves, que são similares a que você está buscando.
Isso faz com que, você tenha várias opções de palavras-chaves para um único termo de busca.
O Ubersuggest também te dá a opção de classificar o volume de buscas e o CPC, em ordem crescente ou decrescente.
Isso te ajuda muito, pois você pode classificar a sua busca de forma a encontrar as palavras com maiores volume de buscas ou pelo valor do CPC também.
Como pesquisar palavras-chave no Google?
Neste caso o Google funciona como um banco de ideias, já que no momento, que você faz um pesquisa ele te apresenta vários resultados similares.
Com base nestes resultados, você faz a pesquisa das palavras no Ubersuggest para ver se compensa ou não criar conteúdo.
O Pinterest também é considerado um mecanismo de busca, por isso, é uma ótima opção para pesquisar por palavras-chaves.
Sem contar, que através do Pinterest, você consegue também levar uma enxurrada de tráfego, para o seu blog/canal do Youtube mesmo não estando nas primeiras posições.
Com as palavras que você encontrar na plataforma, você faz a pesquisa no Ubersuggest para ver qual a melhor palavra-chave a ser usada.
Answer The Public
Este site também é um ótimo lugar onde pesquisar palavras-chaves.
Ele funciona na versão paga e na gratuita, de forma grátis você consegue fazer até 3 pesquisas de palavras-chaves por dia.
O melhor dele é que oferece inúmeras possibilidades, para uma mesma palavra-chave, conforme imagem abaixo.
Uma das melhores coisas que vejo nesta ferramenta, é que ela dá opção de várias palavras de cauda longa.
Ou seja, ela mostra o que? e como? o usuário está realmente procurando sobre a palavra chave que pesquisamos.
Assim como o Google e o Pinterest, o Answer The Public entrega apenas palavras, então você também precisará utilizar o Ubersuggest.
Como você viu palavra-chave é ponto de partida para criação de conteúdo.
E é através dela que o Google vai interligar o seu conteúdo, com a pesquisa dos usuários.
Palavra-chave é apenas uma das ações de SEO, que você precisa tomar, para chegar na primeira página do Google.
Por isso a melhor dica que posso te dar hoje é ESTUDE SEO, é ele que vai definir o sucesso ou fracasso do seu negócio online.
E lembre-se que SEO não é só para blog não…é para sites, canal no Youtube, Pinterest, redes sociais, para tudo que está ligado ao mundo digital.
Eu só fui capaz de criar este post para te ajudar, porque estudei e estudo sobre SEO, e as melhores estratégias que eu conheço foram todas ensinadas pela Gislaine Batista.
Através do curso SEO sem Segredos, eu estou conseguindo cada dia mais, melhorar o posicionamento do meu blog, nos mecanismos de pesquisas.
Conheça o curso Bússola do SEO, e começar hoje mesmo a otimizar o seu conteúdo, para ser encontrado por muita gente.
Abraços,
Ariane.