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Marketing: 15 nomes diferentes para 1 único objetivo.

Marketing digital, tradicional, direto, de relacionamento, guerrilha, verde, institucional, social, conteúdo, inbound marketing, outbound marketing, marketing viral, mobile marketing, marketing de afiliados e por último marketing regenerativo (novinho em folha).

Ufa! quantos nomes diferentes para um único objetivo, não é mesmo?

Se você chegou neste post, você provavelmente está começando agora a conhecer o marketing.

Antes de você seguir a leitura deste post, quero que você abra a sua mente, respire fundo e principalmente leia com atenção, não levando tudo como uma verdade absoluta, mas com questionamentos, que você pode concordar ou não.

Não tenho pretensão aqui, de explicar o que cada nome significa, porque como o próprio título do post diz: Marketing 15 nomes diferentes para 1 único objetivo.

O que é Marketing?

Resumindo muito, muito mesmo…marketing para mim é um departamento da sua empresa que pensa e coloca em prática todas as estratégias possíveis de atrair clientes e converter vendas.

E que ao longo dos anos foi se modificando, evoluindo, desevoluindo (não sei se existe essa palavra).

Mas a base mesmo é criar e aplicar estratégias já existentes para aumentar o volume de vendas, e isso inclui principalmente conhecer cada vez mais seus potenciais clientes.

Segundo o Livro Administração de Marketing, Kotler e Keller.

“O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”.

Suprir as necessidades, lê-se também como criar necessidades, que na verdade é o que a gente mais vê hoje em dia.

Evolução do Marketing?

Segundo Kotler que é considerado o pai do marketing no mundo, porque ele é uma das pessoas que mais estudou e escreveu sobre marketing (segundo a Wikipedia).

O marketing tem alguns marcos importantes, de mudança e evolução:

1.0 – Marketing voltado para o produto

O centro do mundo era o produto, a produção era em massa, e o objetivo era atingir o máximo de clientes possíveis.

Mas nesta era do marketing o cliente não tinha opções, para comparar, já que eram poucos ou um único tipo de produto para cada nicho

Exemplo: A Ford que no começo produzia apenas carro preto.

2.0 – Marketing voltado para o consumidor

Os anos passam, as pessoas começam a ter acesso a tecnologias, como rádio, televisão, as opções de produtos para um mesmo nicho vão aumentando.

Então o cliente começa a ter valor e importância, é a fase do “O cliente é rei”.

E as empresas começam a se preocupar com os preços, qualidade, sofisticação, diferenciação.

É nessa era que as empresas começam a afunilar a sua comunicação, e enxergam que não tem como abraçar o mundo, é preciso começar a investir em qualidade e abraçar uma fatia do mercado.

3.0 – Marketing voltado para o ser humano

Para mim o consumidor e o ser humano são a mesma pessoa, mas de acordo com a evolução que o Kotler faz, no marketing 3.0 o consumidor começa a ser enxergado pelas empresas como uma pessoa que tem coração, mente e espírito e questões humanas como…

…medo, frustração, alegria, vontades, desejos e por aí vai.

Pensando nisso, essa era é focada em resolver problemas dos clientes, pensando em seus valores e tudo que engloba o nosso complexo ser.

4.0 – Marketing voltado para o digital

A era 4.0 é apenas um braço da era 3.0, já que o foco dela é no digital, e porque?

Por que estamos em um mundo “globalizado”, temos acesso a “tudo”, e tudo pode ser solucionado fazendo uma busca no Google.

Podemos buscar por opiniões diferentes sobre os produtos, e tomar as nossas próprias.

Pensa comigo…

Saímos do marketing 1.0 onde tudo era com base no produto, muitas vezes um único tipo e hoje estamos na era da informação em segundos.

Com inúmeras opções de produtos, de todos os tipos, preços e qualidades, para tipos de públicos variados.

O marketing vem evoluindo através dos anos, e é preciso compreender que essa evolução não é porque as empresas foram evoluindo, mas porque as pessoas foram mudando, e logo a sua forma de pensar e consumir também.

Qual o real objetivo do marketing, independente do nome?

Agora que você já conhece as 4 “Eras” do marketing, quero fazer algumas observações.

A primeira, o marketing não mudou e criou diversos braços, porque as empresas viram que isso era o melhor para os clientes.

Na verdade ele mudou,  porque a história mudou, o mundo mudou e logo ele foi obrigado a começar a ver o consumidor como uma pessoa e não mais como um número.

“Apesar que se pensarmos bem, ainda somos vistos como números, principalmente pelas redes sociais, mas vamos seguir”.

Outra coisa, os inúmeros e cada vez mais recentes estudos sobre neuromarketing, e tudo que envolve a mente, ao meu ver, cada dia mais está sendo usado com intuito de enganar o consumidor.

Se considerarmos que as grandes empresas conhecem a  maior parte dos consumidores mais que eles mesmo, sabendo seus gostos, seus desejos e medos mais obscuros, e tudo isso eles sabem através da coleta de dados (redes sociais, google, pesquisas).

Isso faz com que seja muito fácil influenciar uma decisão de compra.

Olhe para a sua rede social e veja qual o tipo de conteúdo que ela mostra para você diariamente, no seu serviço de streaming como a Netflix, ele só te recomenda mais das mesmas coisas que você já assistiu.

A verdade é quanto mais informação sobre você, mas uma bolha é criada para você viver dentro dela, pensando que todo mundo pensa de uma forma, já que tudo que você vê está dizendo a mesma coisa.

Como você leu logo no inicio, a primícia do marketing é suprir necessidades gerando lucro.

Agora pensa comigo…

Você e eu precisamos de um telefone que custa R$ 10.000,00?

Em sã consciência não, mas é uma necessidade que foi criada no mercado, e que diga-se de passagem gera muito lucro, não é mesmo.

Isso não é um post sobre como acabar com o marketing

Espero que você leia esta parte, porque não estou aqui para exterminar o marketing e nem dizer que ele é um monstro.

Estou aqui para você abrir seus olhos e tentar olhar para tudo o que eu disse de forma inovadora, e se perguntar:

  • Como o marketing pode ser usado de forma positiva?
  • Como posso utilizar as informações dos meus consumidores, para realmente gerar valor na vida deles e não só induzir eles a tomarem decisões por medo e desespero?
  • Como posso olhar para o mercado e fazer a diferença

Eu não tenho as respostas para todas essas perguntas, mas uma coisa eu te garanto eu estou buscando elas.

Espero que esse post te ajude a refletir sobre como criar um mercado digital e fisico, onde realmente todos saiam ganhando de forma saudável.

Ariane Novaes

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