Todos os grandes perfis do Instagram usam a mesma estratégia!
Isso mesmo, todos sem exceção.
Eles têm um padrão e eu vou te mostrar, ao longo deste artigo, leia até o final.
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Vamos começar do começo, entendendo o que é o Instagram e para que serve?
O instagram é uma plataforma virtual que foi criada, como um aplicativo de compartilhamento de fotos.
Veja essa definição:
Site Voitto
Desde de 2010 quando foi lançado, o aplicativo Instagram já mudou várias vezes e deixou de ser um aplicativo de compartilhamento de fotos, para ser uma das maiores redes sociais do mundo.
E hoje como sabemos, dá muito mais ênfase a vídeos do que fotos.
Outro ponto importante de ressaltar, é que hoje o aplicativo tem como principal objetivo faturamento.
Isso mesmo, dinheiro, money, cash.
E isso não é segredo para ninguém…então não leve para o lado pessoal, mas o Instagram não quer te ver feliz ou conectada com outras pessoas no mundo, ele quer que você gere receita com ele.
Comportamento do usuário da plataforma
Não sei a quanto tempo você está no Instagram, mas a verdade é que logo no ínicio, os usuários compartilhavam fotos, sempre bem produzidas.
Depois começaram os vídeos, os Stories e ainda se seguia o padrão de revista, pessoas perfeitas bem arrumadas.
E agora estamos na “era da vida real”, e aqui cabe um parêntese [vida real sempre editada, e contando apenas o que convém].
E nesta era, as pessoas estão mais livres, mostrando suas casas e vidas humildes.
Na verdade isso até gera muita conexão, porque afinal de contas, estamos no Brasil e a maior parte da população é pobre, então ver a nossa realidade na tela conecta e muito.
E você já deve estar impaciente para saber qual é o padrão/estratégia?
Padrão dos grandes perfis
O que diferencia um grande perfil do Instagram, seja ele do nicho que for…de um pequeno é a forma que a pessoa conta a sua história.
O famoso storytelling, que nada mais é que:
Site Rock Content
Simplificando…
O nosso dia tem 24 horas, e dentro dessas 24 horas a gente faz inúmeras coisas, todos os dias.
Exemplo: Eu acordo às 5 da manhã, escovo o dentes, faço meu diário da gratidão, e vou para academia…todos os dias de segunda a sexta.
A Virginia Fonseca (se você não conhece, ela é uma das maiores Influencers do país), também acorda todos os dias, só que ela por volta das 8:30h.
E todos os dias ela mostra a mesma coisa, ao contrário de mim, que só dou bom dia.
Ela faz uma enquete ainda na cama dando bom dia, depois ela já aparece no banheiro com roupa de malhar, e no storie seguinte ela já mete uma publicidade de gel clareador (todos os dias, sem pular um dia sequer) e logo depois ela já mostra a filha dela, e assim segue o dia.
E assim como ela, outros influenciadores fazem a mesma coisa que eu e você.
Acorda, toma café, almoça, janta, dormi…e vai outras tantas coisas no meio do caminho.
E todos os dias eles mostram a mesma coisa, com algumas variações.
E o que diferencia eles de você ou eu, é que para cada bom dia, boa tarde e boa noite, eles criam uma experiência (história).
Instagram ama isso, sabe por quê?
Porque, isso cria rotina nos usuários, que cria engajamento, que aumenta o tempo de tela e a retenção do usuário na plataforma.
E quanto mais tempo a gente fica na plataforma, mais a gente consome conteúdo e mais conteúdos patrocinados o Instagram nos mostra.
E mais anúncios as pessoas querem fazer, porque afinal o Insta tem como objetivo hoje, aumentar o seu faturamento.
E para isso o usuário tem que estar mais tempo na plataforma.
E quanto mais stories de rotina, os criadores de conteúdo criam, mais as pessoas assistem.
E o que eu faço com tudo isso?
Imagino que você está se fazendo esta pergunta, agora!
Se o seu objetivo com o Insta é vender seu produto ou serviço.
Primeiro te aconselho criar uma rotina, que vai gerar conexão com seu público.
E dentro dessa rotina você fala sobre o seu produto.
Se a Virginia só aparecesse uma vez no dia para vender o produto, que ela vende todos os dias de manhã, ninguém ia se interessar.
Mas todos os dias de manhã, ela está lá começando o dia dela, e como parte da rotina do bom dia está a venda do produto.
A sensação que passa para o nosso cérebro é que aquilo é normal, faz parte da vida dela, e a gente assiste sem perceber.
Sua estratégia
Olhe para a sua vida, para o seu produto ou serviço e para sua persona e veja o que tem em comum.
E como você pode criar a sua história.
E não dizendo aqui, que você tem que criar 100 stories por dia e passar o dia todo na plataforma.
Nada disso!
Estou dizendo para você encontrar o ponto que conecta você, seu produto e sua audiência.
E vai ser este ponto, que vai te ajudar a usar o Instagram de forma estratégica, para converter seguidores em clientes.
E caso você tenha dificuldade para enxergar tudo isso…estou à disposição, com meu trabalho de social media.
É só me chamar.
Ariane Novaes