Hábitos de consumo – 3 motivos que fazem o brasileiro comprar sem perceber!

Hábito é tudo que você faz de forma repetida, diariamente.

Hábito de consumo, nada mais é que a maneira como você consome uma informação, produto ou serviço.

Digamos que é o seu ritual “individual”, a sua forma única de chegar até o momento da compra.

Apesar de cada pessoa ter seu ritual, suas crenças e paradigmas…a verdade é que este ritual, está alicerçado nos hábitos de consumo do meio em que você foi criado (cultura).

Por isso, hoje vou te apresentar os 3 principais hábitos de consumo que ditam os alicerces de consumo do brasileiro(a).

Cultura consumidor brasileiro

Um brasileiro na Europa com certeza terá vários choques culturais, e vice-versa.

A cultura é o modo de pensar e agir coletivo de um determinado grupo, que pode ser um país, estado, cidade ou continente.

Nós brasileiros temos a cultura de comer arroz e feijão diariamente, os europeus comem batata, por exemplo.

A cultura de um determinado grupo, foi criada com base em várias histórias (crenças), que moldam cada movimento.

E isso é fundamental de ser entendido, quando falamos de vender e consumir.

Porque toda essa carga que às vezes é bem pesada, influencia diretamente no fracasso ou sucesso do seu negócio.

Pesquisa Hofstede

Geert Hofstede foi um psicólogo holandês que faleceu em 2020, depois de publicar diversos estudos inspirado pelo culturalismo

Ele acreditava que a cultura em que o indivíduo está inserido refletia diretamente na forma de ver, sentir e agir na vida.

“Sua visão da cultura foi baseada na definição dada pelo antropólogo americano Kluckhohn: « a cultura é o modo de pensar, de sentir e de reagir de um grupo humano, sobretudo recebida e transmitida pelos símbolos, e que representa sua identidade específica: ela inclui os objetos concretos produzidos pelo grupo. O coração da cultura é constituído de ideias tradicionais e de valores que estão ligados ». Retirado de Wikipedia em 12/09/2022.

E com base nestes estudos ele chegou a conclusão que existem 6 dimensões culturais, que qualquer país pode ser classificado nelas.

  • Distância do poder 
  • Individualismo
  • Masculinidade
  • Risco
  • Liberdade
  • Prazo

Neste post, falarei apenas em 3 dimensões: distância do poder, risco e prazo.

Clique aqui para acessar a pesquisa completa.

1 – Distância do poder

Nada mais é, que a importância que damos à hierarquia, aos quadros de poder, sejam eles quais forem.

E o brasileiro dá muita importância…então perguntas como:

  • Você é formado em que?
  • Você é rico ou mostra que é rico?

A maioria dos consumidores são apegados aos diplomas, a imagem de poder principalmente.

Por isso até é muito fácil aplicar golpes, com base na aparência.

Porque no nosso imaginário popular, um homem de terno com pasta na mão, só pode ser uma pessoa poderosa, digna de total confiança.

Uma mulher bem vestida só pode ser rica e importante.

Logo quanto mais a pessoa demonstrar poder, mais ela conseguirá o que quiser do consumidor brasileiro.

Triste realidade.

2 – Risco

O risco está relacionado com a capacidade do consumidor de arriscar, de fazer investimentos que são incertos (tipo investir em ações em bolsa de valores).

Nós temos aversão ao risco, então somos consumidores conservadores.

O famoso é melhor “1 pássaro na mão do que 2 voando”.

3 – Prazo

Somos imediatistas, impacientes e queremos tudo para ontem.

Na visão de mundo materialista na qual estamos inseridos, a agilidade é muito valorizada.

Por isso tantas propagandas dizendo:

  • Emagreça 10 quilos em 7 dias
  • Fature 1 milhão em 7 dias
  • Renda extra com foguetinho

E por isso racham de vender, porque as pessoas querem o rápido e fácil.

Mesmo sabendo que são promessas falsas, as pessoas se agarram nelas, para ter resultados diferentes fazendo pouco ou nenhum esforço mental e físico.

É preciso tirar a venda dos olhos

Nenhum ponto passa despercebido, para grandes empresas.

Não é atoa que o orçamento para publicidade e propaganda gira em torno de milhões.

E você não sabe, mas estas agências te conhecem melhor que você mesmo.

Entender como funciona a máquina que está por trás de cada propaganda, redes sociais não só te auxilia em ser uma vendedora melhor.

Mas te abre os olhos para ser um ser humano melhor, que sabe como reagir aos diversos estímulos vistos a olho nú e os escondidos.

Ariane Novaes

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