
Dona de casa, uma frase pequena mas que carrega uma carga negativa muito forte!
Eu fui criada por uma mulher muito forte independente e que criou as filhas para serem independentes também.
Minha mãe sempre trabalhou fora, e em alguns momentos em 2 empregos e até final de semana quando a coisa apertou.
Então eu nunca tive a experiência de ver minha mãe como dona de casa, porque ela não teve essa oportunidade.
Essa foi nossa realidade, ponto.
Eu cresci sempre pensando em trabalhar e ser independente, e deixar minha filha na creche seria o caminho a seguir, afinal eu vivi desta forma e não morri.
Mas em 2018 eu decidi que iria trabalhar de casa pela Internet, e isso foi impulsionado pela vontade de ganhar mais e ser mais independente financeiramente.
E foi aí que o balde virou, e eu me vi de frente com tudo o que eu pensava sobre a mulher que fica em casa (e olha que na minha cabeça eu estava em casa para trabalhar).
Eu não vou mentir foi tenso, e a cabeça simplesmente travou.
Acontece que toda as minhas crenças e opiniões negativas que eu havia gerado ao longo da vida sobre dona de casa vieram a tona.
E para mim era inconcebível fixar em casa o dia todo, cuidar da minha filha o dia todo, limpar casa, cozinhar, passar e lavar.
Coisas que eu já fazia…só que eu trabalhava fora…então era como se tudo isso fosse secundário, e logo eu me achava “melhor que mulheres que eram donas de casa”.
Não me julgue, porque eu sei que assim como eu várias mulheres tem esse preconceito…só não assumem.
A vida passou aos trancos e barrancos e em 2021 eu participei de uma mentoria, e em um dos encontros o mentor disse que as palavras carregam sentidos e sentimentos, e foi aí que eu entendi o que havia acontecido e que acontecia.
Na minha cabeça a expressão “dona de casa” estava associada a mulheres que eram inferiores as que trabalham fora, mulheres estas que não tinham auto estima e nem profissão, que eram submissas.
Não é fácil assumir isso, mas é a pura verdade.
Eu poderia dizer para você que depois que acessei este conhecimento a minha vida mudou radicalmente.
Mas na verdade ela está mudando e se transformando a cada dia.
Eu sou dona de casa hoje, e estou buscando o equilíbrio entre cuidar da casa e da família e também cuidar de mim, da mulher que queria ser independente e tinha vários sonhos, mas que se enterrou em crenças que a paralisou.
Hoje a expressão “dona de casa” para mim significa: alimentar, cuidar, amar, estar perto, ser suporte, me conhecer, escolher e criar a vida que eu quero, baseada nas escolhas que eu faço.
A mulher que eu sou hoje, quer viver a partir das suas escolhas, mesmo que essas escolhas pareçam erradas aos olhos dos outros.
A Ariane de hoje está buscando o seu equilíbrio.
Porque vamos combinar! Hoje as pessoas principalmente na internet cagam regra para tudo, e se a gente não estiver atenta, sai de um julgamento para viver em outro.
O que eu estou buscando é equilibrio baseado naquilo que acho melhor para mim e para minha família, e nisso não tem certo ou errado, tem apenas escolhas e suas consequências.
Não foi e não é fácil, dar um novo sentindo em 35 anos de história mas eu não mudaria nada, afinal essa é minha história e foi por causa dela que cheguei até aqui.
Espero que dê alguma forma o meu relato faça você refletir os significados que você dá quando escuta a expressão “dona de casa” e se você se sentir confortável deixe seu comentário.
Agradeço aos meus ancestrais que viveram para eu estar aqui hoje.
Agradeço a mim por me permitir estar aqui hoje.
Ariane Novaes
É muito difícil ser uma mãe, dona de casa e que trabalha em casa. Eu não te julgo porque realmente esses são os pensamentos que temos.