Conteúdo rico, é aquele milionário, feito com vários efeitos especiais, caro que só pessoas famosas do mercado podem criar.
Nada disso…conteúdo rico eu posso criar e você também.
Até mesmo porque, tem muito conteúdo rico feito por pessoas famosas, mas que é muito inferior que muito conteúdo de pessoas que estão começando online.
Para criar esse tipo de conteúdo, você só precisa de conhecimento, e isso qualquer um de nós pode adquirir.
Veja o que é, quais os tipos, formatos e como se planejar para construir o seu conteúdo rico, não sai daí, leia o post até o final.

Contents
Conteúdo rico o que é?
Conteúdo rico ou material rico é o algo a mais do seu negócio.
É aquele material, que educa de forma clara, objetiva, e traz informações relevantes e novas para sua audiência.
Esse conteúdo não cabe em um post do Instagram ou em um pin do Pinterest.
Ele é profundo, ou seja, precisa de uma produção, de pesquisa, para não se tornar mais um material raso, que achamos na internet.
O principal objetivo deste tipo de conteúdo, é se aprofundar em determinado assunto.
Por exemplo: Um conteúdo rico sobre o Canva, vai ensinar o que é, como funciona, o que pode ser criado dentro dele.
Por que criar um conteúdo rico?
Porque o conteúdo rico é uma das estratégias, utilizadas pelas empreendedoras que apostam no marketing de conteúdo, para atrair clientes.
Isso porque esse tipo de conteúdo digital traz autoridade e leads.
Autoridade porque, os leads enxergaram através do conteúdo, que a empreendedora em questão realmente sabe do que fala, tem conhecimento.
Leads(clientes em potencial), porque para receber o material, se pede algo em troca que pode ser: email ou número do telefone.
E esse contato será utilizado para aproximar sua audiência de você, porquê você começará a enviar conteúdo diferenciado direto para ele, criando assim um relacionamento.
4 Vantagens na criação de material rico
1 – Aumenta a autoridade
Quanto mais você mostra que você sabe do que fala, mais a sua audiência te considera uma autoridade.
O conteúdo rico, te ajuda porque ele é profundo e exige um conhecimento de quem produz.
2 – Atrair leads
Entregar esse material é uma troca que os dois lados ganham.
A audiência, porque tem acesso a um conteúdo que ensina algo importante para ela
A produtora porque aumenta a sua base de leads.
3 – Relacionamento
As redes sociais servem para criar relacionamentos, no entanto, lá é uma feira, onde todos nós estamos querendo chamar atenção.
A partir do momento que você tem o contato do seu lead, seja ele email ou telefone, você consegue conversar com ele, entregando mais conteúdo de valor, e mais próximo, sem disputar atenção.
4 – Marketing de boca a boca
Conteúdo bom, é conteúdo que a gente indica de graça.
Esse também é um objetivo, que o lead comece a indicar o seu conteúdo, atraindo assim mais pessoas para a sua base de contato.
Tipos de conteúdo rico
- Webinar
- E-book
- Mini curso
- Infográfico
- Aulão com estudo de caso
- Tutoriais
Como produzir um conteúdo rico?
Você já entendeu, que o conteúdo rico é profundo e tem propósito de educar.
E você deve estar se perguntando agora, como produzir um conteúdo desse?
Primeira coisa você precisa conhecer a sua persona, ou seja, para saber qual o tema de conteúdo.
Segundo, precisa definir o formato, vídeo, infográfico, escrito.
Terceiro seja objetivo ao criar esse conteúdo, porque ele deve ser rico de informação e conteúdo e não de linguiça.
Antes criar um e-book com 20 páginas que realmente ensine algo, do que criar um com 50 páginas, com informações mais do mesmo, que é encontrado em qualquer lugar da internet.
Quarta coisa qualidade, independente do formato, foque na qualidade das imagens, do áudio, do template.
E por último, domine o assunto, quanto mais você sabe, mais fácil é de ensinar e escrever sobre o assunto.
Agora que você já sabe o que é? as vantagens, os tipos e como produzir conteúdo rico, já comece a criar o seu.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.