redese-sociais

As redes sociais são aquários e não oceanos.

Quando pensamos que o Facebook, Instagram, Tik Tok e afins…tem bilhões de usuários, não conseguimos nem imaginar essa quantidade de pessoas reunidas em um mesmo ambiente (até mesmo porque não é possível, não é mesmo).

Então pela lógica quando fazemos uma analogia, pensamos logo que elas são oceanos que são imensos…ledo enganos.

Os oceanos são águas infinitas, que se movimentam de forma livre, os animais marinhos são livres para ir e vir de acordo com suas próprias necessidades.

Agora pense comigo!

Poderia as redes sociais serem oceanos?

Não…

Infelizmente as redes sociais são aquários (grandes, sim!), onde a água fica represada e os peixes estão viciados na ração e na “calmaria” da água…

Neste caso os peixes somos nós, o conteúdo são as águas e o algoritmo é a ração.

As redes sociais com certeza conecta pessoas, nos faz acessar lugares de forma real, mas também aprisiona, condena, induz a uma verdade absoluta.

O conteúdo é criado de forma livre, mas não é divulgado de forma livre…o algoritmo mostra aquilo que lhe convém, quando e para quem convém.

Está ai a guerra entre Ucrânia e Rússia, que não me deixa mentir.

Os sites russos ou de origem russa foram todos bloqueados, no entanto, os discursos de ódio em cima dos russos e principalmente para o Putim foi liberado pelo Facebook, porque eles entenderam que isso é uma forma de liberdade de expressão.

Uma guerra nunca é feita por um lado só, mas na forma que está sendo divulgado amplamente pela mídia ocidental e redes sociais é como se fosse.

E nos deparamos com a velha história entre mocinho e vilão.

Esse é apenas um exemplo, mas a verdade é que as redes sociais interferem e nos induz a seguir uma única verdade, que é a ocidental criada pelos EUA e Europa.

As redes sociais tem o ativo mais importante do mundo hoje INFORMAÇÃO, todas as possíveis e imagináveis.

A partir do momento que entramos na rede viramos peixe.

Apesar de também ser peixe deste aquário, eu pulo todo dia para fora dele e fico um pouco em uma poça de água que tem do lado, e a cada dia ela vem crescendo mais em mim.

Essa poça é a minha busca por novas visões, verdades, histórias que me ajudam a ver além do que o algoritmo quer me mostrar.

Essa foi uma reflexão que tive após assistir uma live do perfil do @geopoliticahoje.

É preciso pular do aquário todos os dias para respirar novos ares e sentir a temperatura de novas águas no nosso corpo.

Espero que faça sentido para você, assim como fez para mim.

Deixe nos comentários sua opinião, ela é importante para que comecemos uma rede de pessoas que querem enxergar o mundo com as próprias lentes.

Ariane Novaes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.