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O que são os GATILHOS MENTAIS? Como funcionam? Mais 09 tipos de gatilhos mentais para aumentar as suas vendas.

Nota da Autora: este post contém links de Afiliados, isso quer dizer que se você comprar qualquer produto indicado neste post, eu ganharei uma comissão desta compra. Isto não lhe dará custo adicional nenhum.

Você sabe o que são gatilhos mentais, e porque eles são essenciais para o seu conteúdo digital, a sua copy.

Neste artigo te apresento 09 gatilhos mentais, para você utilizar de forma estratégica na sua comunicação.

Utilizando-os com certeza você conseguirá aumentar sua conexão com seu lead e consequentemente suas vendas.

 

Para começar você sabe o que é copy?

 

 

Copy é a arte de criar uma comunicação que atinja as pessoas de modo que elas irão  envolver-se emocionalmente.

E esse envolvimento emocional fará com que elas confiem no que você está oferecendo, em contrapartida compraram de você.

E por trás de uma boa copy existem ótimos gatilhos mentais que são utilizados para auxiliar nessa comunicação.

 

Mas o que são gatilhos mentais:

 

 

O Conrado Adolpho em um de seus vídeos no youtube dá o seguinte exemplo:

“Todos os dias abrimos a porta da nossa casa sempre da mesma maneira, ninguém chega em casa e pensa: agora vou pegar a minha chave e colocar na fechadura e assim abrirei a  porta.

Muito pelo contrário, nós abrimos a porta no automático sem pensarmos, ou seja, o inconsciente que comanda essa ação e não o consciente”

Os gatilhos mentais são gerados pelo inconsciente através de sentimentos.

Isso quer dizer que quando ouvimos as expressões ÚLTIMAS UNIDADES, SÓ ATÉ HOJE, OPORTUNIDADE ÚNICA, ÚLTIMA VAGA.

Nosso inconsciente já dispara um gatilho, de que se é uma última oportunidade e tem muita gente comprando logo é bom, e se  é bom, eu tenho que ter.

E aí ele parte para briga com a razão, disparando a informação e a emoção em relação ao produto em questão.

Se for um valor baixo muito provavelmente a razão perderá a briga.

Porém, se é um investimento mais alto a briga travada entre o consciente X inconsciente será feia.

E o consciente colocará todas as objeções possíveis, e o inconsciente também apresentará toda a emoção e recompensa, que ele terá se adquirir o produto.

Mas você sempre tem que usar os gatilhos mentais com muita responsabilidade, pois do mesmo jeito que o seu cliente cria uma emoção positiva.

Ele também cria uma emoção negativa, se você utilizar de má fé, na hora de ofertar o seu produto e prometer aquilo que não pode cumprir.

Isso pode gerar uma frustração, e ele passará a não acreditar no que você fala e faz.

Abaixo vou mostrar os 9 gatilhos mentais que na minha opinião são os mais utilizados e que dão mais resultados para afiliados.

 

 

1 – GATILHOS MENTAIS ⇨ AUTORIDADE

 

A autoridade não é dada por quem está oferecendo o serviço ou produto, mas sim pelos clientes, seguidores ou qualquer outro admirador.

Ou seja, o seu possível cliente que define se você é autoridade, isso porque a autoridade de uma pessoa é definida pelo o seu:

• Conhecimento: o quanto você conhece sobre o assunto, produto ou serviço em questão.

• Valor: qual o valor que o seu conhecimento está gerando na vida de seus cliente e seguidores.

• Experiências: as estratégias que você vende, você também aplica? Quais suas experiências? tudo isso são informações que aumentam sua autoridade.

Um exemplo de Autoridade na área do marketing digital para afiliados é o Alex Vargas criador do curso Fórmula Negócio Online.

Ele além de ter vários depoimentos, têm milhares de alunos, vários vídeos de alunos que mudaram de vida.

Ele também tem o seu canal no youtube que mostra todas as provas sociais possíveis para dar ainda mais autoridade para o seu produto.

→07 passos para criar conteúdo para blog.

 

 

2 – GATILHOS MENTAIS ⇨ ESCASSEZ

 

 

O nosso inconsciente dispara um gatilho mental automático quando escuta ou lê: Últimas Unidades, Apenas 10 unidades, entre outras expressões.

Isso porque tudo que é escasso parece ser melhor, ter mais qualidade, ser mais importante.

Por exemplo: Um determinado produto digital é lançado hoje e na copy da página de vendas fala que serão 100 vagas apenas.

E na própria página tem uma contagem regressiva, toda vez que tem uma compra aparece o número de vagas restantes.

Vamos supor que você entre agora nesta página e restam 80 vagas, 30 minutos depois você entra de novo e restam 40 vagas.

O seu inconsciente automaticamente já gera um sentimento de escassez, pensando: tem muita gente comprando, isso quer dizer que é bom e se é bom eu preciso ter.

Algumas vezes aquele produto nem era necessário naquele momento, mas você passa a considerar que ele é sim importante por causa da emoção que a copy dele gerou.

E a partir desse gatilho começa às objeções da mente consciente que passa a fazer perguntas, como:

Você precisa? É caro? Você não tem dinheiro?

Se o copywriting que fez a página de vendas, for bom com certeza ele quebrou essas objeções na própria copy, de forma que te convença a comprar o produto.

 

 

3 – GATILHOS MENTAIS ⇨  CURIOSIDADE

 

O ser humano é curioso por natureza, quando você recebe um e-mail dizendo assim:

“Eu separei um presente para você e sei que ele vai modificar sua vida, mas eu vou revelar só amanhã, aguarde meu e-mail”

Talvez você nem preste atenção nos e-mails que essa determinada pessoa te envia, mas nesse específico você esperará ansioso para saber o que é.

Nós somos assim em todos os aspectos da nossa vida, não podemos ver alguém falando que vai fazer, contar alguma coisa que já ficamos curiosos para saber o que é.

E a curiosidade pode ser usada na apresentação de um novo produto no mercado.

O produto pode ser revelado aos poucos ao longo de alguns dias, através de uma copy bem escrita.

De forma que deixe seu lead bem envolvido, curioso querendo comprar o produto sem ao menos saber o nome dele.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e me ajude na divulgação.

 

4 – GATILHOS MENTAIS ⇨ PERTENCIMENTO

 

 

Todos nós temos a necessidade de participar de uma tribo, turma, comunidade, enfim.

De pertencer a um grupo que compartilhe dos mesmos pensamentos e atitudes que a nossa.

Quando trabalhamos em casa, estamos sozinhos, os nossos contatos são a nossa família.

E a maior parte das pessoas que nos relacionamos estão apenas no mundo virtual.

Foi a partir dessa dor que o curso Copy sem Segredos, foi criado pela Gislaine Batista.

Ela percebeu que os afiliados se sentiam sozinhos e que não tinham uma comunicação eficaz.

Resolveu então criar um curso que ensina copy e também criou uma comunidade #osloucosportercafeira.

Todas as terças-feira ela faz um encontro ao vivo de 2 horas de duração, onde há uma troca de informações e conhecimentos.

Isso faz com que quem já está lá pertença a uma comunidade, e os leads que ainda estão conhecendo o curso queiram pertencer.

 

 

5 – GATILHOS MENTAIS ⇨ GARANTIA

 

Muitas pessoas ainda têm receio de comprar pela internet, por exemplo, uma ótima forma de quebrar essa objeção é falando da garantia do produto.

Você pode falar quantos dias de garantia o produto têm, e a forma como essa garantia pode ser utilizada se necessário.

Pode utilizar o gatilho mental de Autoridade do produtor ou da plataforma para mostrar que o produto é verdadeiro e confiável.

 

 

6 – GATILHOS MENTAIS ⇨ PROVA SOCIAL

 

 

A prova social é outra forma de mostrar para o lead que o produto é confiável.

E que ele realmente entrega o que promete.

Essa prova pode se dar através de depoimentos de alunos, e isso também ajuda a validar a Autoridade do produtor.

Apresentar a quantidade de alunos que o curso tem.

O engajamento desses alunos que postam nas redes sociais que estão estudando.

A prova social é totalmente ligada a Autoridade.

Pois quanto mais prova social o produto ou serviço tiver, maior será sua Autoridade.

 

 

7 – GATILHOS MENTAIS ⇨  EXCLUSIVIDADE

 

Você sabe porque esse gatilho mental é tão importante?

Porque ele funciona como o gatilho da escassez, nosso inconsciente entende que se é exclusivo é melhor.

Um exemplo é porque as marcas de grife como: Chanel, Ferrari, Porshe, Dior e tantas outras,são tão cobiçadas.

Porque são exclusivas poucas pessoas tem acesso, e isso gera uma importância um sentimento de ser único no mundo.

Na sua cidade mesmo, pode ter um restaurante que é mais caro e poucas pessoas tem poder aquisitivo para frequentá-lo.

Mas muitas pessoas tem o desejo de ao menos uma vez poderem jantar ou almoçar neste lugar.

Só para se sentirem únicos e importantes.

Se você é produtor ou afiliado, tenha sempre um diferencial para que seu lead se sinta importante e único.

Esse sentimento é poderoso.

→ 10 motivos para você criar um blog.

 

8 – GATILHOS MENTAIS ⇨ RECIPROCIDADE

 

 

Esse é um dos mais importantes gatilho mental, isso porque a reciprocidade gera gratidão.

Quando você tem um canal no youtube, e você entrega muito conteúdo gratuito sobre um assunto, por exemplo, sobre copy.

Você faz vários vídeos, explicando vários conteúdos sobre esse assunto que você aprendeu no curso Copy sem Segredo.

E todas as perguntas que os inscritos fazem você responde, se apresenta de forma solicita a atender sempre.

Tire dúvidas, em todas as redes sociais que você atua.

O seu lead se sente grato por essa ajuda e a forma que ele tem de te agradecer é através da reciprocidade.

Então se você oferece um determinado produto que é bom e pode ajudá-lo com certeza ele irá comprar.

Se você precisa aumentar seu número de inscritos.

E pede ajuda dele para divulgar o seu canal canal, muito provavelmente ele irá te te ajudar.

Da mesma forma que você ajudou ele no início sem pedir nada em troca, no momento que você precisar ele estará pronto para te ajudar.

 

 

9 – GATILHOS MENTAIS ⇨ INIMIGO COMUM

 

As pessoas necessitam estar engajadas em alguma comunidade, grupo que compartilham de um mesmo pensamento.

Quando elas entendem que aquela pessoa ou empresa que está oferecendo um determinado produto, tem um inimigo comum.

Elas se ligam emocionalmente e passam a ver a oferta do produto de outra forma.

Isso porque elas estão conectadas através de um inimigo comum.

Um exemplo: são as marcas de cosméticos que não fazem experimentos em animais.

O inimigo comum aqui é o fato de “fazer testes em animais “.

Todas as pessoas que se importam como esse fator, que defendem os animais se ligam emocionalmente com essas marcas.

E consomem seus produtos, por terem certeza que eles compartilham dos mesmos pensamentos.

Todos esses 9 gatilhos mentais que apresentei acima se bem trabalhados através de uma copy bem feita e com estratégia.

Só podem dar um resultado: VENDAS.

Mas lembre-se sempre que você está lidando com o emocional das pessoas, então faça com responsabilidade.

Não engane, não prometa o que não pode cumprir, não iluda, não haja de má fé.

Construa uma autoridade utilizando todos esses gatilhos mentais e tenha sucesso no seu negócio.

 

Se inscreva no meu canal: https://escolhafeminina.com.br/canalyoutube

Link do vídeo no Youtube: https://youtu.be/GIPPppsGEMA

 

Abraços e até o próximo post.

Ariane Novaes

 

8 comentários em “O que são os GATILHOS MENTAIS? Como funcionam? Mais 09 tipos de gatilhos mentais para aumentar as suas vendas.”

  1. Que show seu artigo, gostei demais! Adoro copy e gatilhos mentais, uso o da reciprocidade mesmo antes de saber que era um gatilho mental rs. O da garantia e prova social também fazem converter bastante!

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